terça-feira, 17 de maio de 2011

O Verdadeiro Voto Inútil...

Paulo Guinote no "Blogue de Esquerda", in Sábado:

O Verdadeiro Voto Inútil...
... para toda e qualquer pessoa que queira um país vagamente governável e livre de todos os vícios dos últimos anos é o voto em Sócrates.
Todos os outros são úteis.
Porquê?
Para além das razões óbvias - não há paciência, nem condições humanas e/ou de sanidade mental - é indispensável perceber que o PS não tem quaisquer condições para governar pois:
  • Não tem qualquer hipótese de ganhar com maioria absoluta, nem que algumas sondagens assim o decretassem.
  • Não tendo essa maioria, não conseguirá gerar uma solução governativa séria, visto nenhum partido estar disponível par uma coligação (à Esquerda há a recusa frontal do acordo com a troika e à Direita a explicitação clara da impossibilidade de uma aliança com Passos Coelho ou Portas).

Pelo que votar em Sócrates é votar numa não solução.

Quanto a votar nos restantes partidos, em particular os que têm assento parlamentar, é uma questão de geografia política e afectiva: à Direita vota-se no CDS ou PSD, no Centro no PSD, à Esquerda no Bloco ou no PCP.

Assim acontecendo, Sócrates não chega ao poder e terminará - enfim! - este estado de delírio (quase) colectivo em que temos andado e que afecta ainda com alguma força um terço do eleitorado que declara intenção de voto.

E os dois terços restantes terão conseguido fazer prevalecer a sua vontade.

Depois, é ver qual a cartografia parlamentar. Ou maioria de centro-direita, ou permanência da maioria de centro-esquerda. Mas, derrotado Sócrates, será sempre mais fácil gerar uma solução governativa, nem que seja defenestrando-o e à sua clique fiel das rédeas do PS. E para isso o Bloco e o PCP precisam de distinguir com clareza - até como conseguem em certas soluções autárquicas - quem é o seu actual principal adversário.

Portanto e para efeitos de resumo claro da tese aqui exposta, o verdadeiro voto inútil é o voto em Sócrates.



Paulo Guinote

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.