domingo, 15 de maio de 2011

Cuidado com as quedas!



Nem a sabedoria popular previu uma terceira vez, quando estabeleceu que se "à primeira quem quer cai, à segunda apenas cai quem quer". A simples possibilidade de haver quase um terço dos portugueses votantes que vai ao engano pela terceira vez, seduzido pela propaganda, pela ilusão e pela demagogia, ao arrepio das evidências mais cruas, devia abrir, na sociedade e na intelectualidade portuguesas, um sério debate sobre os trágicos fracassos da educação, da cidadania esclarecida e da democracia.




Na actualidade e em qualquer país civilizado da Europa, Sócrates obteria uma pesada derrota eleitoral, tal a mediocridade e a irresponsabilidade absolutas que os resultados da sua governação patenteiam.
Aleguem o que alegarem, uma coisa é, para mim, inquestionável: quem, nestas eleições decisivas, viabilizar, por acção ou por omissão, a reeleição de Sócrates, ficando em casa, escondendo-se atrás de arbustos estratégicos, errando o tirocínio, absolvendo culpados, empolando banalidades e omitindo este humilhante desastre nacional ou confundindo virtudes com limitações e defeitos com méritos, torna-se cúmplice do definitivo atoleiro político, ético, económico e financeiro que Sócrates nos garante, com proveito.
A mim, apenas me indigna que o meu presente e o futuro dos meus filhos fique à mercê da decisão de quem não se incomoda em ser repetidamente enganado, porque as relações que se mantêm ou reatam sem ancoragem à realidade, alimentadas em retóricas ilusórias, mentirosas e irresponsáveis, nunca acabam bem.

in blogue de Octávio Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.