domingo, 15 de maio de 2011

O valor das ideias

 

São as ideias que fazem andar o Mundo. São as ideias que nos podem fazer mudar de vida. São as ideias que devem estar no centro do debate político. E o povo, que não é estúpido, permitiu ao PSD voltar a subir nas sondagens tão-só porque, finalmente, apresentou um programa cheio de ideias.

O programa do PSD é, aliás, o mais bem estruturado de todos os programas. Podemos concordar ou discordar das ideias que lá estão, mas estão lá as ideias e isso, em campanha, só beneficiará os sociais-democratas, porque são deles as ideias que mais se discutem.




Umas eleições não são, no entanto, um campeonato de ideias. Na escolha dos eleitores deve pesar a ideia de sociedade que o conjunto de ideias representa. É, por isso, que importa que os restantes partidos entrem na discussão das ideias com as suas próprias ideias. É aí que se devem concentrar.

A verdade é que os debates vão a meio e poucas ideias se discutiram. Razão tem Catroga, o país prefere discutir "pentelhos". Os políticos e os jornalistas de tal forma adoram "pentelhos" que o simples facto de o ex-ministro das Finanças ter recorrido ao vernáculo serviu para dois dias de uma discussão em que até Sócrates e Passos Coelho participaram.

Os portugueses querem ideias que permitam sonhar com um país melhor. Mais à direita ou mais esquerda é a escolha que cada um dos eleitores deve fazer. É preciso não deixar morrer as ideologias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.