sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A sala dos professores


JN, 5 de Novembro de 2010




Eu sei que, hoje, ser professor é profissão de risco. Mas estranhei aquele letreiro, à entrada da sala dos professores, "É expressamente proibido os alunos incomodarem os professores durante os intervalos." Se calhar foi aquele "expressamente proibido", ou aquele "incomodarem", não sei, alguma coisa naquela frase me fez, de repente, reviver os meus 20 anos, quando trabalhei com o prof. Calvet de Magalhães - um dos grandes pedagogos deste país.

Era director da Escola Francisco Arruda, um modelo único de experimentação de metodologias e de integração na comunidade.

Aos sábados, abria as portas da escola - e ela enchia-se de miúdos dos bairros de lata ali em volta, que sabiam que naquele dia tinham ali à sua disposição gente que lhes contava histórias, ou artesãos que lhes explicavam os seus ofícios, ou música, ou ateliers de modelagem, ou xadrez.

Foi no "Diário de Lisboa" que conheci o prof. Calvet de Magalhães, a organizar "O Natal Visto pelas Crianças" - um concurso destinado a todas as escolas do país, com uma aceitação que se traduzia em caixotes e caixotes de trabalhos que as escolas mandavam.

Eu estava então a iniciar-me no jornalismo, e dava-lhe o apoio necessário.

Um dia, de repente, o prof. Calvet de Magalhães disse-me: "Sábado vais ler histórias aos miúdos da minha escola". Passei aquela semana em pânico (estava tão longe de um dia vir a escrevê-las!) e nunca esquecerei aquela sensação de me ver em cima de um palco diante de um salão a abarrotar de malta da pesada...

Mas aguentei-me.

E todos os sábados lá voltava.

Foi nesses anos que entendi o que era ser professor. A dedicação, a disponibilidade permanente ("a porta do meu gabinete nunca se fecha, porque nunca sabemos quando um miúdo precisa de nós"), o gosto pelo trabalho que se faz, até o sentido de humor: uma sineta, à entrada da escola, avisava: "Se o progresso falhar, lembrem-se de mim"

Lembrei-me de tudo naquele dia, ao ler o aviso na sala dos professores.

E tive muitas saudades do prof. Calvet de Magalhães.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.