sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fernando Seara: o próximo membro do Governo Passos Coelho!


 
1. Passos Coelho vai ficar a dever uma a Fernando Seara, o ilustre e fanático benfiquista que fez um trabalho razoável à frente da Câmara Municipal de Sintra.
 
Apesar de todos os seus erros e momentos menos bons, Fernando Seara é um nome conhecido - embora mais pelo futebol do que pela política - mas uma personalidade mediática do PSD.
 
Nste momento, não seria imaginável outro nome para encabeçar a candidatura do PSD à Câmara Municipal de Lisboa. Lembro que na noite da derrota de Pedro Santana Lopes, vários militantes (de topo) do PSD já antecipavam que, nas próximas eleições autárquicas, seria o " Fernando Seara a tirar Lisboa ao António Costa"! Portanto, Fernando Seara há muito tempo que é tido entre os responsáveis do PSD como o candidato natural à liderança do órgão executivo da capital portuguesa. Não havia, pois, espaço de manobra para outro candidato. Aliás, o término do mandato de Fernando Seabra à frente dos destinos do município de Sintra foi essencialmente a preparação para o "salto" para Lisboa - com o pormenor de Seabra se ter alheado completamente da sua sucessão em Sintra, deixando cair o seu fiel amigo Marco Almeida (o candidato preferido pelos "pêpêdês" de Sintra!) em prol de Pedro Pinto (o candidato imposto por Pedro Passos Coelho!).
 


2. Bom, dito isto, Fernando Seara é um candidato forte para conquistar a Câmara Municipal de Lisboa, derrotando António Costa?
 
Em teoria, é um candidato com virtudes inegáveis: uma pessoa séria, competente, com sensibilidade social, com a experiência de um bom primeiro mandato e de um segundo mandato sofrível em Sintra.
 
Contudo, julgo que Fernando Seara não tem o peso político de António Costa - e isso poderá ser determinante. Por outro lado, resta saber como irão reagir os lisboetas à transferência de Seara de um município da "Grande Lisboa" para a própria capital portuguesa: isto é, entre continuar com António Costa, actual Presidente, ou começar um novo ciclo com alguém que termina em 2013 o mandato à frente de Sintra, desconfio (mas é apenas uma desconfiança!) que muitos lisboetas, independentes e indecisos, irão optar por António Costa.
 
Em terceiro lugar, Fernando Seara, num meio grande e urbano como é Lisboa, irá certamente ser dos mais prejudicados com a erosão da popularidade do PSD e do CDS, fruto da governação de Passos Coelho.
 
E neste ponto a pré-campanha de Fernando Seara já começou torta: Miguel Relvas deu-lhe o chamado "beijo da serpente" ao anunciar informalmente que Fernando Seara será, de facto, o candidato da direita à presidência da Câmara Municipal de Lisboa. Fernando Seara parte, pois, em clara desvantagem face a António Costa.
 
3. Neste cenário, como será a campanha de Seara? Bom, Seara terá de ter uma equipa de campanha muito forte, resistente e criativa.
 
No meu entendimento, Fernando Seabra tem três pontos que pode explorar:
 
i) António Costa, se ganhar, irá assumir a presidência da Câmara Municipal de Lisboa a termo, pois o seu grande objectivo é afastar António José Seguro e assumir a liderança do PS; - ele verdadeiramente não quer estar em Lisboa: ao candidatar-se está a iludir os lisboetas;
 
ii) António Costa tentou arrumar as finanças do município, mas não passa daí - todos os projectos de revitalização e de dinamização da cidade de Costa falharam (Lisboa é hoje uma pior cidade do que era!
 
No fundo, António Costa é um Vítor Gaspar versão autarca!);
 
iii) Fernando Seara poderá sempre dizer que, embora seja do PSD, manteve uma posição de "apoio contido" a Passos Coelho: isto é, nunca o apoiou entusiasticamente, mas também nunca discordou publicamente dele. Não sendo da oposição, também não é da situação.
 
Fernando Seara poderá, então, sempre alegar que poderá influenciar positivamente o Governo, tendo uma margem de manobra política considerável perante Pedro Passos Coelho - já António Costa, como o seu objectivo principal é derrubar António José Seguro, entrará numa lógica de confronto com o Governo, que será muito negativo para a cidade de Lisboa.
 
Por último, refira-se que é evidente que Fernando Seara só aceitou o desafio de Lisboa a pedido, constante e insistente, de Pedro Passos Coelho. Quer isto dizer que Fernando Seara sabe que se perder a Câmara, terá uma almofada política garantida. Qual será?
 
O lugar de eurodeputado (porventura mesmo o cabeça de lista do PSD nas próximas eleições europeias?) Não acredito. Para mim, Fernando Seara será um nome a ter em conta na remodelação governamental que Pedro Passos Coelho fará após as eleições autárquicas.
 
Tudo o que aqui foi dito parte de um pressuposto que ainda carece de confirmação: a recandidatura de António Costa a Lisboa. Sobre a estratégia de António Costa, falaremos em próximo texto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.