domingo, 2 de janeiro de 2011

I have a dream





Dentro de pouco mais de um ano passará meio século desde o dia em que Martin Luther King pronunciou em público os seus sonhos sobre uma sociedade mais justa e mais solidária. O Mundo mudou muito nestes 50 anos, mas não concretizou em pleno o sonho de uma sociedade justa.

Eu tenho esse sonho. Eu acredito que o Mundo pode mudar.

A mim também se me parte o coração quando vejo a sociedade organizada de modo a que meia dúzia de espertalhões possam gozar com a inteligência da Humanidade.

Eu tenho o sonho de que o trabalhador ganhe um salário justo.

Tenho o sonho de que as empresas avaliem mais resultados e menos conversas.

Tenho o sonho de que a Humanidade viva com honra.

Tenho o sonho de uma sociedade mais justa, que premeie o mérito sem se esquecer de combater a ganância.

O ano que hoje começa será de verdadeiros sacrifícios, mas eles não terão valido de nada se não formos capazes de ser solidários.

Eu sonho com o Direito ao Emprego inscrito na Carta dos Direitos Humanos, possibilitando a todos ganhar a vida com trabalho, sendo que, na mesma lógica em que o Direito à Liberdade é cortado a quem nela não sabe viver, o Direito ao Trabalho deve ser cortado a quem não quiser trabalhar.

Eu sonho com uma sociedade em que remamos todos para o mesmo lado e em que não aceitamos que uns tenham milhões, enquanto outros vivem com tostões.

Eu sonho com uma sociedade menos consumista e menos egoísta.

Eu sonho com uma sociedade em que quem quer fazer tem de ter o que fazer para ganhar a vida.

Hoje apetece-me libertar um grito revolucionário, que não é de Esquerda nem de Direita, é um grito:

O trabalho a quem quer trabalhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.