domingo, 30 de janeiro de 2011

Contas do socialismo

(por Ramiro Marques, no seu blogue www.profblog.org)


Hoje deu-me para fazer umas contas que demostram a falência do socialismo. Querem acompanhar-me?


Farto de ver o meu vizinho, tenente coronel na reserva, 51 anos de idade, a correr à minha porta, todos os dias, de manhã e à tarde, como se andasse a fugir à polícia, arranjei coragem e perguntei-lhe quanto é que ele recebia de vencimento. Afinal, o homem não faz mais nada senão correr desde pelo menos há dois anos, altura em que entrou para reserva, que é como quem diz para a reforma da tropa, com a patente de tenente coronel.

O meu vizinho sorriu e disse: 3 mil brutos.

Eu, a gozar com a coisa, fiz-me desentendido e perguntei: por ano?

Ele: por mês, caro amigo!

Foi então que me pus a fazer contas. O meu vizinho "trabalhou" 28 anos. Descontou para reforma cerca de 200 euros mensais. Façamos a contas: 200 vezes 14 meses vezes 28 anos dá 78 400 euros de descontos. De acordo com as estatísticas, o meu vizinho vai viver até aos 78 anos de idade. Talvez mais, o homem a única coisa que faz na vida é correr, é provável que chegue aos 80 anos, quiçá 90. Deixou de trabalhar aos 49 anos de idade e vai viver até aos 78 anos de idade a receber 3000 euros brutos por mês, catorze meses por ano, durante 29 anos. Isso dá 1 218 000 euros de prémio.

Porra! Não é que saiu o euromilhões ao meu vizinho? Não uma mas três vezes? O tipo investiu 78 400 euros e ganhou 1 218 000 euros!

Foi então que me pus a pensar: quem é que lhe paga o euromilhões?

Quem anda a pagar o euromilhões, não apenas ao meu vizinho mas a outras dezenas de milhares de jovens aposentados, sou eu e você, caro leitor, que vamos ter de trabalhar pelo menos até aos 65 anos para trazer para casa uma pensão cortada ao meio.

Mas quem paga mais são os jovens licenciados, mestres e doutores que vegetam no desemprego, em trabalhos temporários de 500 euros ou têm de fugir do país para escapar às filas da Segurança Social e dos Centros de Emprego. E quando forem velhos terão direito a uma pensão de sobrevivência.

É esta a miséria do socialismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.