sábado, 29 de maio de 2010

O fecho de escolas - o exercício do contraditório

(texto publicado por Ramiro Marques no seu blog Profblog)

O secretário de estado da educação, João Mata, confirmou ontem que o Governo vai fechar as escolas do 1º CEB com menos de 20 alunos, dando continuidade a um processo que começou em 2006 e que conduziu, nos últimos quatro anos, ao encerramento de 2300 escolas, quase todas localizadas em concelhos do interior do país.

João Mata justifica o fecho da seguinte forma:

Está em curso a concentração de alunos em centros escolares "dotados de melhores condições", com refeitório, biblioteca, salas de informática, espaços para ensino de inglês, música e prática desportiva. "Espaços que permitam a concretização da escola a tempo inteiro e que promovam uma efectiva igualdade de oportunidades".

O que João Mata não diz é que as DRE estão a pressionar os municípios para aceitarem o fecho de algumas escolas com mais de 20 alunos. É o caso da escola do ensino básico 2,3 de Alvega que já recebeu ordem de fecho tendo os pais dos alunos sido informados da transferência para escolas de Abrantes. A escola de Alvega não só não se enquadra na tipologia de escolas com menos de 20 alunos (tem mais de 100 alunos) como dispõe de instalações, espaços e equipamento de qualidade.

Ficaria melhor a João Mata se divulgasse a verdadeira razão do fecho de mais escolas de pequena dimensão. Essa razão é meramente financeira. Os mega centros escolares são, em alguns casos, grandes armazéns escolares onde coabitam crianças de 10 anos de idade com adultos de 18 anos de idade, sofrendo as primeiras um processo de despersonalização, anonimato e desumanização com consequências desastrosas para o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e social.

Também não é verdade que as escolas de pequena dimensão tenham taxas de insucesso superiores às restantes. O que a literatura diz é exactamente o contrário.

A investigação conclui que as escolas de pequena e média dimensão têm menos problemas de indisciplina, oferecem ambientes mais seguros e geram mais satisfação entre professores e alunos.

João Mata faria melhor em ler este relatório de investigação sobre os efeitos positivos das escolas pequenas no aproveitamento escolar dos alunos: The Hobbit Effect.

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