quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

multinhas

FERREIRA FERNANDES

Bicas, perdão, dicas para fugir à multa

por FERREIRA FERNANDES (DN de hoje)


Quando saí do café, o homem, engravatado e educado, abordou-me:

"Boa tarde, sou da AT, Autoridade Tributária e Aduaneira..."

Eu, que nisto de diálogos com as autoridades tenho muito ano, desviei a conversa:

"O senhor desculpe-me, mas como é que AT quer dizer Autoridade Tributária e Aduaneira?"

Mas ele, também com muito ano, não atou nem desatou:

"Mostre-me a fatura, por favor."

E eu:

"Fatura, não tenho."

Ele:

"Mas tem de ter, tomou café."

Eu:

"Não tomei, não."
Ele, que a sabe toda:

"O senhor entrou no café e como consumidor final tem de pedir fatura."

Eu:

"Mas qual consumidor? E final? De onde é que me conhece para me chamar consumidor final?! Entrei no café para aquecer."

Ele:

"O senhor está a obtemperar..."

Eu sabia, ponham uma autoridade tributária a fazer de gnr e ele fica logo a falar como um gnr... Fugi para a frente:

"Exijo uma lavagem ao estômago para ver se há cafeína."

Olhei para o interior do café e vi as saquetas de publicidade:

"E tem de ser Delta! Porque ainda devo ter resíduos do Nespresso que tomei em casa..."

O tributário hesitou, guardou o papelinho da contraordenação (é o que eu dizia, é assim que eles chamam à multa) e mandou-me seguir.

Fiquei a vê-lo a caçar outro cliente. Este estava tramado, ainda mastigava o croissant...

Dali até à esquina, fui pelo passeio sempre a fazer sinais de luzes aos consumidores finais que iam em sentido contrário

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.