terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

José Sócrates é que é mal educado



Henrique Raposo (www.expresso.pt)

8:36 Segunda feira, 21 de Fevereiro de 2011



I. É a piada do ano. Ver Sócrates a apelidar alguém de "mal educado" é o mesmo que ver Ricardo "mãozinhas" Rodrigues a dar palestras sobre segurança e propriedade. Para responder a Soares dos Santos, José Sócrates vestiu uma pele postiça e, qual Paula Bobone da política, disse com requinte telenoveleiro: "para se ser bem educado não basta ser rico" . Depois de rebolarmos a rir, devemos olhar para isto com atenção.



II. Deixemos de lado o populismo à Louçã contra o "rico", e olhemos apenas para a parte da educação. Porque, meus amigos, o nosso primeiro-ministro não tem sido a Paula Bobone da política; tem sido, isso sim, o taxista do nosso discurso público. Com ele, o nível baixou. Baixou no parlamento e baixou na praça pública devido ao desrespeito que Sócrates revela pelos jornalistas. [...] 


III. Depois, temos a constante falta de nível no parlamento. José Sócrates é, no mínimo, chico esperto ou, no máximo, mal educado na forma como fala com os deputados. Está sempre a mandar aqueles boquinhas infantis que tornam o parlamento num liceu. É impossível acompanhar um debate sem ficar enervado com a falta de chá do primeiro-ministro. Impossível. E - o que é pior ainda - Sócrates não responde às perguntas dos deputados. Não responde. Outro show de altíssimo nível.


IV. Mas existe aqui uma questão de fundo nesta polémica entre Soares dos Santos e Sócrates. A falta de chá de Sócrates não é a única coisa que está aqui a funcionar. Meus amigos, a independência de Soares dos Santos incomoda Sócrates. Soares dos Santos não precisa do Estado e fala sem medo. Diz o que pensa. E isto incomoda os nossos governantes (não apenas Sócrates). A nossa elite política está habituada a ter empresários mansinhos, devidamente controlados pela dependência que as empresas têm do Estado. É por isso que o nosso empresariado não é tão activo como devia ser. Os nossos homens do guito têm sempre medo de abrir a boca. O que é uma pena. Ora, no meio deste pântano de medo e silêncio, o big boss da Jerónimo Martins fez aquilo que um empresário deve fazer: uma intervenção na sua sociedade, dizendo o pensa, criticando o poder.


PS: José Sócrates é o indivíduo que disse o seguinte no parlamento: "manso é a tua tia".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.