A tia Maria tem estado adoentada. Este tempo friorento e a falta de dinheiro para o aquecimento colocam-na cama. Melhor que nada!
Fui vê-la. Sorriram-se-lhe os olhos. Ó menino, por aqui? Menino!... Era tão bom sê-lo. E saber o que sei hoje, diria a minha mãe...
Diz-me ela: Qual é a lei mais importante de Portugal? A Constituição, claro! Ai é, menino? Ora responda-me lá!...
Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária ?
A República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito e na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes, visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa.?A soberania, una e indivisível, reside no povo, que a exerce segundo as formas previstas na Constituição.?
O Estado subordina-se à Constituição e funda-se na legalidade democrática. ?
A validade das leis e dos demais actos do Estado, das regiões autónomas, do poder local e de quaisquer outras entidades públicas depende da sua conformidade com a Constituição.?
Ó Ti'Maria, lembrei-me agora, tenho que ir pôr umas cartas no correio. Depois falamos!... E fugi.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.