domingo, 28 de agosto de 2011

Yvonne, a nova heroína alemã



'Ivone', a vaca leiteira de seis anos, fugiu de uma quinta na região de Zangberg, perto de Munique, dias antes de ser enviada para o matadouro.

Alguma espécie de pressentimento parece ter motivado o animal a abandonar a quinta. 'Ivone' tornou-se um dos 'fugitivos' mais falados na Alemanha, existindo já uma recompensa, oferecida por um jornal tabloide alemão, de 10 mil euros para quem entregar o animal são e salvo.

É a mais recente estrela do mundo bovino. Yvone, uma vaca de seis anos nascida e criada nos Alpes austríacos, não terá gostado que a transferissem para uma quinta na Baviera, Alemanha, e decidiu fugir no dia 24 de Março. Saltou a cerca eléctrica e refugiou-se num bosque nos arredores da cidade de Zangberg.

Desde então, agricultores, polícia e defensores dos direitos dos animais têm tentado desesperadamente encontrar e capturar Ivone, que pesa cerca de 700 quilos. O tablóide Bild oferece uma recompensa de cerca de 10 mil euros a quem conseguir trazer Yvone de volta a casa.

Michael Aufhauser, proprietário de um santuário animal em Deggendorf, na Baviera, avistou-a na última sexta-feira, segundo a edição inglesa do jornal Metro. “Ela olhou fixamente para mim – parecia o olhar de um animal selvagem, não de uma vaca criada numa quinta”, contou. Ivone conseguiu escapar ao disparo do tranquilizante.



O primeiro proprietário de Ivone diz que ela é muito nervosa. A polícia e os defensores dos direitos dos animais temem que ela se possa assustar e sair daquela área. Já foram feitas diversas tentativas para atraí-la, inclusive, utilizando como chamariz o boi Ernst, que por ser muito atraente é considerado o George Clooney do reino bovino, mas Ivone não caiu em tentação. As equipas de busca enviadas pela reserva de animais Gut Aiderbichl, na Alemanha, encontraram esta semana pistas sobre o paradeiro da vaca 'Ivone', em fuga desde 24 de maio.

As pegadas de vaca encontradas parecem agora indicar que 'Ivone' está escondida numa floresta na zona de Mühldorf, onde uma estação local de rádio já enviou um helicóptero e câmaras, na semana passada, com o intuito de localizar o animal. 

Vaca leiteira, animal selvagem ou divindade?


Michael Aufhauser, responsável pela reserva Gut Aiderbichl, conta a história de um caçador que afirma ter encontrado 'Ivone', na segunda-feira. Segundo Aufhauser, "o caçador contou-nos que olhou para os olhos dela e parecia um animal selvagem, não uma vaca comum".

Quando as autoridades de Mühldorf deram autorização aos caçadores para matar 'Ivone', os ativistas dos direitos dos animais entraram em ação, sendo agora temporariamente proibido disparar contra a vaca fugitiva.

Para além do alvoroço que continua a provocar na Alemanha, 'Ivone' ganhou fama internacional. Um médium da África do Sul contactou na semana passada a reserva Gut Aiderbich, afirmando ter entrado em contacto com a vaca, enquanto na Índia já há quem professe a divindade do animal.




Textos retirados do Expresso e JN. Fotos do JN e de omjeitomanso.blogspot.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.