sábado, 29 de setembro de 2012

Nuno Crato, o travesti

Nuno Crato tem sobre Maria de Lurdes Rodrigues a vantagem de ser uma mulher mais bonita, apesar da barba mal feita, sendo, ainda dotado de uma doçura toda feminina, mesmo com voz grave.
 
No fundo, Nuno Crato é um travesti, o que se confirma, em primeiro lugar, pelo facto de ser um secretário de estado das finanças disfarçado de ministro da Educação.
 
É nessa qualidade que impõe a austeridade e pratica o empobrecimento, e não me estou a referir a cortes salariais ou a despedimentos de facto, mesmo que não de direito.
 
O empobrecimento atinge, desde logo, o currículo, reduzindo o contacto dos alunos com áreas do conhecimento que vão da Filosofia às Artes.
 
O aumento do número de alunos por turma e a criação de mega-agrupamentos constituem outra face desse mesmo empobrecimento, tornando mais desumana a escola e, portanto, mais ineficaz o ensino.
 
A austeridade exerce-se sobre os vários apoios a que os alunos deveriam ter direito e afasta da escola professores, técnicos e funcionários. Como qualquer travesti que se preze, Nuno Crato abusa da cosmética.
 
A guerra dos números é pouco importante, porque não interessa a quem fica injustamente desempregado, graças à manipulação artificial e perniciosa do sistema de ensino, levando a que profissionais experientes sejam impedidos de dar o seu contributo a um país que continua doente, também na Educação.
 
Diz Nuno Crato, o secretário de estado do orçamento das escolas, que, este ano, terão sido contratados menos cinco mil professores do que no ano passado. Passos Coelho saberá puxar-lhe a orelha e dizer-lhe “Estamos contentes contigo, soldado!”
 
Daqui por uns anos, veremos a recompensa que merecerá quem soube decapitar tão habilmente uma classe profissional de que nenhum país, sobretudo se subdesenvolvido, pode prescindir.
 
Na sua qualidade de travesti, Nuno Crato podia aproveitar e pintar a cara de preto.
 
lido em http://aventar.eu/author/afnabais/ com fotos tiradas da Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é gerido por Zé da Silva.
A partilha de ideias é bem vinda, mesmo que sejam muito diferentes das minhas. Má educação é que não.